SALVADOR DESTINATION
SALVADOR DA BAHIA
Português Inglês Espanhol

Outros roteiros

Bahia Mística

Esse passeio é para quem deseja conhecer um pouco mais da história da religião trazida pelos escravos na época da colonização, o Candomblé.

O Tour começa com uma visita aos Orixás do Dique do Tororó, onde é possível visualizar algumas esculturas em homenagem aos Orixás, “Deuses” do Candomblé, seus detalhes e suas peculiaridades. Depois de conhecer um pouco sobre os orixás é realizada uma visita a um Terreiro, local este onde são realizadas as cerimônias do Candomblé.

Em alguns Terreiros, também é possível visitar e conhecer projetos sociais sustentados por estas instituições religiosas.


Cidade Baixa e Cidade Moderna

Roteiro: Cidade Baixa e Cidade Moderna

A Cidade Baixa está formada por uma estreita faixa de terra, comprimida entre o chapadão da sua falha geológica e a Baía de Todos os Santos.

Ao longo desta, encontramos essencialmente a zona portuária e comercial, a enseada da Ribeira e o seu antigo bairro residencial e a Península de Itapagipe onde, sobre a Colina Sagrada, encontra-se a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim.

Inaugurada em 1754 é uma das mais populares no Brasil e, certamente a mais representativa da mistura de religiões que se formou neste país.

Dedicada à Jesus Cristo, a Igreja do Bonfim é também palco de um intenso culto a Oxalá, divindade suprema do Candomblé.

Abriga também uma interessante sala de ex-votos.

A visita segue com uma parada no Forte de São Felipe no Monte Serrat, uma construção militar datada de 1657, combinando arquitetura medieval e colonial. O local oferece uma vista panorâmica única da Baía de Todos os Santos.

Seguiremos então rumo ao Mercado Modelo.

Instalado no edifício da antiga Alfândega de Salvador, o Mercado Modelo é considerado o maior centro de artesanato do norte e nordeste do Brasil. Oferece ao público dentre outras coisas, grande variedade de artigos bordados, rendas, redes, tapeçarias, objetos em couro, esculturas em madeira, objetos de arte sacra, galerias de arte, pinturas naifs, cerâmicas e muito mais.

Do Mercado Modelo seguiremos em direção a parte mais moderna da cidade, resultado do desenvolvimento urbano mais recente, em um primeiro momento, pulsionado pela chegada das indústrias petroquímicas e da formação do Polo Petroquímico de Camaçari. Teremos oportunidade de conhecer bairros que se formaram neste período de expansão econômica e outros de desenvolvimento ainda mais recente, marcados por uma arquitetura arrojada, levando a assinatura de arquitetos com reconhecimento internacional, a exemplo de Fernando Peixoto.

Salvador DestinationSalvador da BahiaUnesco - Cidade da MúsicaPrefeitura de SalvadorICCAUnedestinos